Murray Gell-Mann (Nova Iorque, 15 de Setembro de 1929) é um fisico estadunidense.É professor emérito de física teórica do Instituto de Tecnologia da Califórnia e um dos fundadores do Instituto Santa Fé, que se dedica a trabalhos teóricos de assuntos como mêcanica aquântica, supercordas, sistema imunológico dos mamíferos, evolução das línguas econômia global, vistos como sistemas complexos em evolução.
Pertencente a uma família judaica de imigrantes aprendeu a ler aos três anos, influenciado pelo seu irmão Também estudaram latim, francês e espanhol formando-se mediano em 1944 aos 15 anos. Obteve o seu diploma de bacharel em ciências, em 1948, na Universidade de Yale e após ser recusado em algumas universidades à sua escolha, fez sua pós graduação no Instituto Tecnológico de Massachusetts onde trabalhou como assistente Victor Weisskopf até 1951 quando concluiu o doutourado anda no MIT.

Em 1969 foi laureado com o Nobel de Fisica , devido a suas contribuições e descobertas referentes a classificação de partículas elementares e suas interações. Provavelmente, foi o único ganhador do Prêmio Nobel de Física que não escreveu a tradicional aula inaugural para a Academia Real de Ciências de Estocolmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário